domingo, 26 de agosto de 2012

LIÇÃO Nº 9 - EVENTOS FINAIS

Eventos finais (1Ts 5:1-11)


Casa Publicadora Brasileira – Lição 932012




Sábado à tarde Ano Bíblico: Jr 49, 50

VERSO PARA MEMORIZAR: “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação” (1Ts 5:8)

Leituras da semana: 1Ts 5:1-11; Gn 3:15-24; Is 13:6-9; Lc 21:34-36; Rm 1:18

Pensamento-chave: A realidade da volta de Cristo nos chama à prontidão contínua.

No texto desta semana, a segunda vinda de Cristo ainda é o tema principal, mas o foco é diferente. Aqui, a ênfase de Paulo não é esclarecer detalhes sobre a vinda de Jesus, mas proclamar a necessidade de constante prontidão, à luz desse evento (e do juízo que esse acontecimento implica). A passagem anterior foi encorajadora. Quando chegar o fim, o resultado será muito mais positivo do que aquele que os tessalonicenses estavam esperando. Agora que eles entendiam melhor a natureza de Sua vinda, a questão era como se preparar para ela.

O problema na igreja naquele tempo parece ter sido uma teologia de “paz e segurança” combinada, talvez, com a tentativa de alguns membros de calcular o tempo da segunda vinda de Cristo. Por meio da profecia, os tessalonicenses esperavam ser capazes de prever quando os eventos finais ocorreriam e, assim, saber quando deveriam se preparar. Como resultado, alguns poderiam ter vivido sem nenhum senso de urgência.

Quem entre nós hoje não está relacionado com esse problema? Quanto mais tempo estamos aqui, mais fácil é perder o senso de urgência. Daí a nossa necessidade de prestar atenção às palavras de Paulo.

Domingo Ano Bíblico: Jr 51, 52

Os dois lados do juízo


1. Leia Gênesis 3:15-24. De que maneira Deus julgou Adão e Eva, nos aspectos positivo e negativo?


Embora a palavra específica não ocorra em 1 Tessalonicenses 5:1-11, o texto está muito relacionado com esse assunto. Paulo queria que os crentes de Tessalônica estivessem cientes de que o juízo de Deus não se limita a algo que acontece no Céu no fim do tempo. Ao contrário, o juízo tinha consequências reais para sua vida cotidiana.

Hoje, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o tema do juízo. Elas não gostam da implicação de negativismo e ameaça. Mas o conceito bíblico de juízo é mais amplo do que apenas ameaça, condenação e execução. Há também o lado positivo. Ações simples de misericórdia e bondade não passam despercebidas nem ficam sem recompensa (Mt 10:42). Deus vê tudo o que fazemos, seja positivo ou negativo, e tudo tem um significado no plano mais amplo.

A dupla natureza do juízo é evidente nas primeiras narrativas da Bíblia. No Jardim do Éden, Deus julgou negativamente o pecado de Adão e Eva. Houve consequências do pecado em relação ao parto, à agricultura e ao lugar em que lhes foi permitido viver. Ao mesmo tempo, Deus os julgou positivamente. Ele criou inimizade entre eles e Satanás e misericordiosamente os vestiu com peles para que não sofressem excessivamente no ambiente em mudança. Ainda mais importante: essas peles simbolizavam a justiça de Cristo, que também cobriria seus pecados.

Em Gênesis 4, Deus julgou Caim negativamente, enviando-o ao exílio. Mas Caim também recebeu um juízo positivo. Deus colocou nele um sinal para que ninguém o matasse. Na época do Dilúvio, Deus julgou negativamente a humanidade por meio da destruição do Dilúvio, mas também positivamente, provendo a arca como meio de escape (Gn 6-9:17).

Em Gênesis 11, Deus confundiu as línguas e espalhou a humanidade por toda a Terra (negativo). Onde está o juízo positivo? Encontra-se no chamado de Abraão para ser uma bênção para “todas as famílias da Terra” (Gn 12:3), as mesmas pessoas que foram dispersas anteriormente, nos anos da torre de Babel (Gn 11:9).

Como a verdade de Cristo como nosso substituto no juízo torna esse juízo positivo para nós? Por que devemos ter sempre em mente essa importante verdade quando pensamos sobre o juízo?

Segunda Ano Bíblico: Lamentações


Repentina e inesperada (1Ts 5:1-3)


2. Qual é o significado de “tempos e épocas” nos textos do Novo Testamento? 1Ts 5:1-3; At 1:6, 7


O dia do Senhor” é uma expressão encontrada frequentemente em passagens do Antigo Testamento sobre o juízo. Ela descreve uma intervenção divina decisiva no tempo do fim, com forte ênfase sobre as consequências negativas da desobediência (Is 13:6-9; Jr 46:10; Ez 30:2-12). Em nosso texto para hoje, Paulo combinou esse conceito anterior com a analogia do ladrão, introduzida por Jesus (Mt 24:43, Lc 12:39).

A tripla combinação do dia do Senhor, do ladrão na noite e das contrações antes do nascimento de um bebê ilustra o mesmo ponto: a segunda vinda de Jesus será repentina, inesperada e inevitável para os ímpios. O tempo do fim não é o momento para se preparar para o fim. O tempo de preparação é agora.

O verso 4 deixa claro, no entanto, que Paulo não estava repreendendo os tessalonicenses. Eles já sabiam que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. São os outros, aqueles que clamam “paz e segurança”, que serão surpreendidos pela futura destruição.

Em Atos 1:6, 7, os discípulos de Jesus perguntaram sobre o tempo dos eventos finais da história da Terra. Mas Jesus não satisfez sua curiosidade sobre essas coisas. O tempo do fim não devia ser conhecido por eles. Podemos perceber que a expressão “tempos e épocas” diz respeito a tentativas de calcular o tempo do fim. Tais tentativas atraem a atenção, mas são espiritualmente contraproducentes. Elas causam desapontamento, quando passa o tempo calculado, ou demora na preparação, quando o tempo previsto está muito à frente.

3. Que paralelos existem entre Lucas 21:34-36 e 1 Tessalonicenses 5:1-11?

De acordo com Lucas 21:34, muitas pessoas usam coisas como álcool e entretenimento para tentar escapar da responsabilidade espiritual. Outros podem se preocupar com a preparação espiritual para o fim, mas são distraídos pelos cuidados e ansiedades da vida. O fato de que o fim será repentino, porém, significa que chegará o tempo em que não haverá escape para os distraídos ou complacentes. Nos versos que seguem às palavras de Cristo em Lucas 21:34-36 há uma saída para os que vigiam.

Como podemos viver com o senso de urgência, com a consciência da proximidade da vinda de Cristo, e sem envolvimento com fanatismo nem extremismo? Como podemos alcançar o equilíbrio certo? Comente sua resposta com a classe.

Terça Ano Bíblico: Ez 1–3


A vantagem do crente (1Ts 5:4, 5)


Nos primeiros versos do capítulo 5, Paulo abordou a condição dos que, por alguma razão, não estavam preparados. Os tessalonicenses já sabiam que a realidade da segunda vinda é certa. Apenas o tempo é desconhecido. A surpresa será trágica para os que não estiverem preparados. Alguns não estão prontos porque não acreditam na segunda vinda de Cristo; outros porque acham que podem adiar sua preparação até que os eventos os convençam de que o fim está próximo.

Foi no fim da década de 1950. Um jovem ouviu um pregador dizer que Jesus viria em 1964. Portanto, a igreja deveria se preparar. O jovem decidiu que, visto que ainda faltavam vários anos, ele não se incomodaria em se preparar até por volta de 1962. Em outras palavras, a intenção do pregador de aumentar o senso de urgência teve o efeito oposto sobre o jovem. Essa demora é perigosa, é claro, porque você não sabe se viverá sequer até o fim deste dia. A boa notícia é que não precisamos saber quando Jesus voltará para estar prontos agora.

4. Qual é o significado espiritual de metáforas como “luz e dia, escuridão e luz”? Que aspectos de sua vida poderiam ser descritos como luz e quais como a escuridão? O que você pode fazer para ter uma vida mais iluminada? 1Ts 5:4, 5


Nesses versos, Paulo começou uma série de contrastes com dia/noite e escuridão/luz (um contraste entre ruína/resgate está implícito no verso 3). Os incrédulos serão surpreendidos pelos eventos do fim, mas os crentes não serão surpreendidos. Por quê? Porque vivem na luz. A Bíblia é uma “lâmpada para os [nossos] pés... e... luz para [o nosso] caminho” (Sl 119:105, RC). A profecia é dada a fim de que tenhamos informação suficiente para estar espiritualmente preparados para o que está adiante de nós.

A preparação para a segunda vinda de Cristo envolve investir tempo considerável na Palavra de Deus. A preparação é o ato de acumular um tesouro no Céu. A preparação é uma entrega diária ao Senhor.

Há muitas distrações no mundo, como trabalhos, e-mails, entretenimento e diversas drogas e outras substâncias que melhoram o humor.
O apelo de Paulo vem até nós através dos corredores do tempo. Coloque as distrações de lado. Ponha a Palavra de Deus em primeiro lugar em sua vida, e você não será surpreendido pelos acontecimentos, não importando quão inesperado seja o tempo.

Quarta Ano Bíblico: Ez 4–7


Vigilância constante (1Ts 5:6-8)


5. Como a analogia do embriagado e do sóbrio nos ajuda a entender melhor a preparação para a segunda vinda de Jesus? 1Ts 5:6-8


Paulo começou o verso 6 com “Assim, pois” ou “Portanto”, dependendo da tradução. Ele demonstrou que os verdadeiros seguidores de Jesus são filhos da luz e do dia. No texto para hoje, ele levou adiante a metáfora a fim de exortá-los a estar cada vez mais preparados para a vinda de Jesus. Embora o verso 7 apresente um desvio, os versos 6 e 8 encorajam os tessalonicenses a estar acordados, sóbrios e armados para os desafios futuros.

Paulo começou com o contraste entre adormecido e vigilante. Visto que os crentes são “do dia”, eles não devem dormir. A noite, sim, é para dormir. Paulo estava escrevendo metaforicamente. Aqui é uma metáfora para a preguiça espiritual ou falta de interesse (no verso 10, é uma metáfora para a morte). A expressão “não durmamos” no original significa “‘nem sequer comece’ a dormir”. Paulo presumia que eles já estivessem acordados, mas os encorajou a perseverar cada vez mais na vigilância.

Paulo os encorajou a ser sóbrios e não embriagados. No mundo antigo, a sobriedade era símbolo da razão filosófica. Paulo desejava que os tessalonicenses fossem pensativos e cuidadosos em seu raciocínio a partir das Escrituras. Alguns usam a Bíblia para fixar datas e para especulação. Em vez disso, Paulo queria que os crentes se concentrassem nas implicações das Escrituras para sua preparação espiritual. A metáfora do sóbrio e do embriagado pode também apontar para o tipo de restrição ética que ele incentivou em 1 Tessalonicenses 4:1-12.

“O dia” é associado com estar acordado e sóbrio. É à noite que as pessoas dormem e, geralmente, à noite, elas se embebedam. Mas no verso 8 Paulo mudou para a imagem de um guarda militar. Os guardas precisam estar acordados e sóbrios em todo o tempo, dia e noite. Os soldados precisam exceder a norma quando se trata de vigilância. De idêntico modo, Paulo também esperava que os cristãos excedessem a norma quando se tratava da preparação para a segunda vinda de Jesus. E, como soldados, os cristãos devem colocar todo o seu equipamento antes de assumuir seus postos.

Tome as palavras de Paulo nessa passagem como se ele estivesse escrevendo especificamente e pessoalmente para você. Como você traduziria essas palavras na prática? Isto é, o que precisa mudar em sua vida para que você faça o que ele diz?

Quinta Ano Bíblico: Ez 8–10


Encorajar uns aos outros (1Ts 5:9-11)


Como vimos, em 1 Tessalonicenses 5:1-11, Paulo traçou uma série de contrastes para ilustrar os dois lados do juízo na volta de Jesus. Em nosso texto para hoje (1Ts 5:9-11), ele abordou o contraste entre a ira e a salvação. Os crentes podem ter confiança nos últimos dias porque em Cristo há certeza de que eles são filhos da luz.

6. Qual é a mensagem essencial de 1 Tessalonicenses 5:8-11? De que esperança Paulo estava falando e por que podemos suplicá-la para nós? Como o evangelho é revelado nesses textos?


Hoje, muitos acham que o conceito bíblico da ira de Deus reflete mais a cultura dos tempos bíblicos do que a verdade sobre Deus. Isso, no entanto, é um equívoco. É verdade que, na Bíblia, Deus ajustou Sua verdade aos limites da linguagem humana. Mas o conceito da ira de Deus não está limitado às partes mais antigas da Bíblia. Ele é difundido também no Novo Testamento, incluindo as palavras de Jesus (Lc 21:23; Jo 3:36), os escritos de Paulo (Rm 1:18; 1Ts 1:10) e as visões do Apocalipse (Ap 6:16, 17; 15:1). Assim, não podemos seguramente ignorar o conceito, que deve expressar algo muito importante sobre Deus e o plano da salvação.

Embora não possamos nos aprofundar no assunto neste estudo, devemos ter certeza de que a ira de Deus não é uma fúria irracional e impulsiva. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (Is 55:8, 9). O conceito bíblico da ira de Deus é mais semelhante à necessidade de justiça de uma nação em relação aos transgressores que prejudicam e oprimem os outros. Os que persistem na iniquidade serão punidos e destruídos. Visto que todos nós trangredimos a lei de Deus, todos estaríamos sujeitos à execução da justiça, se não fosse a vida, morte e ressurreição de Cristo.

Essa é a boa notícia sobre a ira de Deus que brilha em 1 Tessalonicenses 5:8-11.

O propósito de Deus para nós não é a “ira” ou justiça punitiva, mas a graça e a salvação. Em Cristo, Ele providenciou a proteção de que precisamos para que não sejamos destruídos no juízo. Por isso, Paulo pensava que a ira de Deus, corretamente compreendida, fosse uma razão para encorajamento e não para medo (1Ts 5:11). Em Cristo, nunca precisaremos enfrentar a ira de Deus porque, na cruz, Jesus a enfrentou por nós.

Essa realmente é uma boa notícia, você não acha? O que ela significa para você?

Sexta Ano Bíblico: Ez 11–13

Estudo adicional


Há necessidade de vigilância. Nosso próprio coração é enganoso. Estamos rodeados das fraquezas e imperfeições da humanidade, e Satanás está atento para nos destruir. Podemos estar desprevenidos, mas nosso adversário jamais estará ocioso” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 409).

“Alguns parecem sentir que precisam estar sob observação e provar ao Senhor que se emendaram, antes de poder reivindicar Sua bênção. Mas... Jesus deseja que vamos ter com Ele assim como estamos: pecaminosos, desamparados, dependentes. Afirmamos ser filhos da luz, não da noite nem das trevas. Que direito temos de ser descrentes?” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 150).

“A massa dos cristãos professos... [está] vivendo para o mundo. Sua fé não tem senão uma pequena influência para restringir seus prazeres. Conquanto professem ser filhos da luz, andam em trevas e são filhos da noite e das trevas” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 404).

“O mundo que age como se não houvesse Deus, absorto em empreendimentos egoístas, cedo sofrerá repentina destruição e não escapará... Por meio de danças, farras, bebedices, do vício de fumar e da satisfação das paixões sensuais, eles seguem como bois para o matadouro” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 26).

Perguntas para reflexão
1. Pergunte aos alunos: Se Cristo voltasse amanhã, você estaria pronto?
2. Como podemos manter um senso de urgência e ainda agir de modo “normal” na sociedade?
3. Sua compreensão do tempo do fim mudou ao longo dos anos? Por que o entendimento do plano da salvação e da justificação unicamente pela fé é tão importante para uma clara compreensão dos eventos dos últimos dias?

Resumo: Paulo nos chama a um compromisso de preparação para a volta de Jesus. Quando aceitamos o evangelho, nos tornamos filhos da luz. Enquanto vivemos o evangelho em fé, esperança e amor, crescemos mais e mais à imagem de Jesus. Se estivermos prontos para morrer em Cristo hoje, estaremos prontos se Jesus vier hoje.

Respostas sugestivas: 1: Negativo: Sofrimento na gravidez; mulher dominada pelo marido; Terra amaldiçoada; fadigas; espinhos e ervas daninhas; morte; casal expulso do Éden. Positivo: Família mantida; filhos preservariam a vida; a Terra daria o sustento; a morte seria um descanso; a esperança foi vista nas vestes de peles e na profecia sobre a inimizade. 2: O dia do Senhor, a segunda vinda de Jesus, o fim da história do pecado, o dia do juízo, o tempo da restauração final. 3: O dia do Senhor virá repentinamente, como laço, como ladrão e como as dores de parto; os envolvidos com as trevas, orgia, embriaguez e preocupações do mundo serão apanhados de surpresa; para vencer no dia do Senhor precisamos vigiar, orar, usar a couraça da fé e amor e o capacete da esperança. 4: A luz é a Palavra de Deus e o caminho indicado por Ele; o contrário de tudo o que Deus ensina é escuridão; quem anda em trevas não se prepara para o dia do Senhor. 5: Na noite do pecado, as pessoas se embriagam e dormem o sono da distração espiritual, ao contrário dos sóbrios, que vigiam, vivem na luz, na fé e na esperança. 6: Devemos viver na fé, no amor e na esperança, porque temos a certeza da salvação e de que seremos salvos da condenação; nessa certeza, devemos viver animando e edificando uns aos outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário